sexta-feira, 2 de agosto de 2013

DETENTOS DE JUIZ DE FORA PARTICIPAM DE CURSO DE HORTICULTURA

    Quinze detentos da Penitenciária José Edson Cavalieri, localizada em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, estão se preparando para ingressar no mercado de trabalho por meio da profissionalização. Até setembro, eles frequentarão um curso de horticultura orgânica. As aulas, iniciadas nesta semana, são oferecidas na própria unidade, em parceria com a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento, da Prefeitura Municipal, com o Sindicato Rural e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – MG).

mini_curso_de_horticultura.jpg

    O curso faz parte do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal. Ele será ministrado em quatro módulos – três de horticultura e um de empreendedorismo – e em 160 horas, entre aulas práticas e teóricas. Os processos de cultivo, plantio e colheita e cultura orgânica serão alguns dos assuntos vistos pelos alunos.

    Para o diretor de atendimento da unidade prisional, Flávio Fernandes Nunes, essa iniciativa promove a ressocialização e dá uma nova chance aos detentos. “A profissionalização é uma das principais formas de contribuir com um retorno saudável do preso à sociedade, já que, após cumprir a pena, ele está capacitado para um trabalho, o que diminui as possibilidades de reincidência criminal”.

    Fabiano Rosa Teixeira, um dos alunos do curso de horticultura, confirma: “Eu vou aplicar esse conhecimento depois que sair da penitenciária, ainda mais que a minha casa fica na zona rural”. Renato Alves, que também está frequentando as aulas, completa: “Como a gente aprende, entre outras coisas, a cultura orgânica, sem uso de agrotóxicos, esse curso abre muito mais portas para o mercado de trabalho”.

FONTE: SEDS

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja objetivo e não ofenda as pessoas que vão ler seu comentário, crianças também podem estar vendo, quem sabe até sejam seus familiares, portanto não seja pornográfico. Venha para somar e não para destruir a obra dos outros!